domingo, 4 de junho de 2023

Bullying

O bullying é uma prática muito comum na sociedade, principalmente nas escolas, são atos de violência psicológica e física, eles geralmente são com destino de humilhar, intimidar, xingar e agredir fisicamente alguma pessoa, seja por uma escolha sexual diferente, estilo, etc. O cyberbullying está sendo uma prática muito comum pelos alunos hoje em dia, muitas vezes ele acontece em grupos de WhatsApp ou em algumas redes sociais.
 
O que é o bullying?
  
  A palavra bullying designa um quadro de agressões contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a vítima, não podendo caracterizar uma agressão isolada, resultante de uma briga.

As agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica, comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser.

As vítimas de bullying podem sofrer agressões de uma pessoa isolada ou de um grupo. Esse grupo pode atuar apenas como “espectadores inertes” da violência, que indiretamente contribuem para a continuidade da agressão.

Normalmente, chamamos de bullying o comportamento agressivo sistemático cometido por crianças e adolescentes. Quando um comportamento parecido acontece entre adultos, geralmente no ambiente de trabalho, classificamos o ato como assédio moral."

Veja mais sobre "Bullying" em: https://brasilescola.uol.com.br

O bullying  escolar traz inúmeras consequências negativas para a criança, algumas delas podendo ser bem graves, inclusive.

 Isolamento social, perda de motivação, piora no rendimento escolar e traumas psicológicos são apenas alguns exemplos de como este tipo de agressão pode prejudicar a criança que é vítima dele.

  Infelizmente, bullying e escola estão cada vez mais relacionados, tornando-se uma questão que afeta mais e mais crianças a cada ano em todo o mundo. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), 23% dos estudantes afirmaram já ter sido vítimas de bullying.  
  
O problema é que nem sempre é fácil descobrir se o estudante está sofrendo algum tipo de bullying no ambiente escolar. Sem saber da existência do problema, fica difícil para os responsáveis tomarem atitudes e ajudarem a criança, o que torna tudo difícil 
https://www.kumon.com.br/blog/vamos-juntos-educar/bullying-na-escola/

Aluna:  Ana Laura Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão e seus limites na sociedade atual

 Liberdade de expressão é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou...