sábado, 3 de junho de 2023

Feminicídio: Assassinato de uma mulher por ser mulher

O feminicídio é um dos crimes mais recorrentes, tratando-se de uma violência que culmina na morte de uma mulher a cada 6 horas, em média. Apesar de tal gravidade da situação, o enfrentamento dessa extrema violência está longe de ser debatido publicamente com a intensidade e a profundidade necessárias. 

No dia 09 março de 2015, a Lei do Feminicídio entrou em vigor, a qual considera Feminicídio como o assassinato de mulheres envolvendo violência doméstica e familiar, descriminação ou menosprezo à condição de mulher da vítima, sendo considerado um crime hediondo.

                                  Fonte: Youtube

Nos últimos anos a ocorrência de tal crime vem tendo uma crescente muito perceptível.

"Entre 2017 e 2022, a queda do número de homicídios (geral) no Brasil foi da ordem de 31%, segundo os dados do Monitor da Violência recentemente divulgados. Uma redução sem precedentes na história do país, cujas explicações são múltiplas e variadas, perpassando as mudanças nas dinâmicas das organizações criminais, mudanças demográficas e até a implementação de políticas públicas de prevenção à violência. No entanto, no mesmo período, o registro dos crimes de feminicídios aumentou 37% no Brasil."
Fonte: https://g1.gulheres-ainda-nlobo.com/monitor-da-violencia/noticia/2023/03/08/aumento-dos-feminicidios-no-brasil-mostra-que-mao-conquistaram-o-direito-a-vida.ghtml

Os principais autores de tal crime são, principalmente, maridos, companheiros, e ex-companheiros, os quais, possivelmente, já demonstravam atitudes abusivas, e ao sentirem que estam perdendo ou perderam o controle e a posse sobre as mulhres, acabam tornando-as vítimas desta tamanha violência.
 

Fonte:https://images.app.goo.gl/y3RfYqMKS7k3wtTw8

"O feminicídio é a ponta do iceberg. Não podemos achar que a criminalização do feminicídio vai dar conta da complexidade do tema. Temos que trabalhar para evitar que se chegue ao feminicídio, olhar para baixo do iceberg e entender que ali há uma série de violências. E compreender que quando o feminicídio acontece é porque diversas outras medidas falharam. Precisamos ter um olhar muito mais cuidadoso e muito mais atento para o que falhou.”
Fonte: Carmen Hein de Campos, advogada doutora em Ciências Criminais e consultora da CPMI que investigou a violência contra as mulheres no Brasil.

O feminicídio tornou-se uma descrição própria para o assassinato de mulheres, mas o que devemos compreender não é o significaficado da palavra, e sim de que o cenário no qual as mulheres encontram-se é de extremo desespero, onde elas estão em constante medo. O objetivo é expor dados, expor fatos e não se calar diante de tal covardia, a responsabilidade deste cenário é do Estado e de toda a população, pois seja por ação ou omissão, somos todos culpados.
 Autoria: Aline Ayumi Lopes Ishida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão e seus limites na sociedade atual

 Liberdade de expressão é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou...