domingo, 4 de junho de 2023

Título: Saúde mental na Adolescência

Nos dias de hoje, vemos muitos adolescentes com problemas relacionados  à sua saúde mental, muitos por conta do uso excessivo do celular. Este é discutido diariamente na sociedade e os pais devem ser orientados sobre esse problema, que pode causar ansiedade, depressão e até suicídio.

A população jovem brasileira tem acesso à internet e não sabe usá-la com cautela, estes entram em sites indevidos, caem em golpes de relacionamento, passam dados pessoais para pessoas desconhecidas, entre várias outras. 

Nesses tipos de casos os pais dessas pessoas devem ficar "ligados" em relação ao uso do celular de seus filhos, pois nunca pode-se saber o que estes estão fazendo dentro das redes sociais. 

Tivemos um caso de uma menina britânica que se suicidou pelo fato de ver conteúdo sobre o tema "suicídio":

A estudante britânica Molly Russell, de 14 anos, foi morta por “um ato de automutilação enquanto sofria de depressão e efeitos negativos do conteúdo online”, concluiu um inquérito apresentado no Reino nesta sexta-feira, 30. A jovem tirou a própria vida após ter visto centenas de conteúdos sobre automutilação e suicídio em plataformas online em novembro de 2017. 

Fonte:https://veja.abril.com.br/mundo/inquerito-conclui-que-britanica-morreu-por-influencia-de-redes-sociais


Fonte:https://veja.abril.com.br/mundo/inquerito-conclui-que-britanica-morreu-por-influencia-de-redes-sociais

Como podemos ajudar e prevenir?

Primeiramente, devemos identificar quem pode estar passando por essa situação, pode ser um amigo ou familiar. Podemos perceber pela pouca comunicação com os outros presentes, por estar longe da roda de conversa, ou ainda se afastando de tudo e todos. Devemos perguntar como esta pessoa se sentindo, se ela está se alimentando ou bebendo água, pedir que ela fale o que ocorreu para ela chegar há esse momento, e tentar convence-lá à mudar de situação

Entretanto, precisamos ganhar a confiança da pessoa para podermos conseguir ouvir e sentir o que ela passa. Isso é um gesto de empatia com o outro.

Para tentar nos livrar disso devemos sempre desconfiar de tudo que vemos nas redes sociais, antes de receber alguma mensagem de um anonimato, sempre veja se essa pessoa é realmente quem ela fala que é, além de perguntar coisas que podem definir se está é ou não um conhecido. 



Fonte: https://comportese.com/2019/02/25/a-era-da-desconfianca/

Além disso, poucos devem saber, mas no dia 10 de Outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. Este foi criado no ano de 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E tem como objetivo ajudar as pessoas com problemas mentais. A primeira campanha desse dia teve como tema: "Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade global".


fonte:https://naometoque.rs.gov.br/2018/10/10/10-de-outubro-dia-mundial-da-saude-mental/

Aqui temos um vídeo de como alguém se sente tendo uma baixa saúde mental:

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=C-UXvNq7-PI


Autor: Samuel Barbosa Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão e seus limites na sociedade atual

 Liberdade de expressão é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou...