sexta-feira, 2 de junho de 2023

O Racismo : crime que afeta a educação nas escolas, e o esporte dentro de campo

 o racismo é um dos, se não o maior problema entre pessoas negras no pais, o racismo é a descriminação e o preconceito que atinge a maioria das pessoas negras ou de pele mais escura, o racismo não acontece somente no Brasil, mas sim no mundo inteiro, o racismo além de ser um ato que ofende muitas pessoas, é também um crime desde o ano de 1989, e também está na lei numero 7.716 do código penal.


O racismo no dia a dia em uma ocorrência bem frequente em todos os estados Brasileiros, mas eles não são somente de hoje, muitos casos que já até ocorreram, mas que ainda é bem repercutido no Brasil, uma prova disse é o caso do jogador do Real Madrid, e da seleção Brasileira.


A barbárie volta a dar as caras na Espanha. Mais uma vez, o jovem atacante brasileiro do Real Madrid, Vinicius Junior, também conhecido como Vini Júnior, foi vítima de mais um ataque racista. A cena de ódio, dessa vez, foi protagonizada por uma parte da torcida do Valencia. Antes mesmo do jogo começar, ao redor do estádio Mestella, um grupo de torcedores do time da casa, sem demonstrar constrangimento e, até mesmo humanidade, gritavam que Vinicius Junior era um “mono” (“macaco) em espanhol.

No decorrer da partida, o cântico racista voltou a ser entoado. Revoltado, como não poderia ser diferente, o brasileiro pediu ao árbitro que o jogo fosse interrompido e, inclusive, chegou a confrontar um dos torcedores atrás do gol que imitava um macaco em sua direção. A sua indignação, no entanto, seria em vão. Na verdade, lhe renderia uma expulsão momentos mais tarde. Após uma confusão generalizada entre jogadores de ambos os clubes, Vini Junior, na tentativa de se desvencilhar de um mata-leão (golpe este aplicado por alguns policiais em suas abordagens com negros) que recebia do jogador do Valencia, Hugo Duro, acabou deferindo-lhe um tapa na cara. A equipe de arbitragem, contudo, ao chamar o juiz ao VAR, mostrou apenas o momento em que o atacante atingiu o seu adversário, ignorando completamente o mata-leão que ele recebia segundos antes. Resultado: Vini Junior saiu hostilizado mais uma vez pelos adeptos da casa e Hugo Duro permaneceu em campo para ver o seu time vencer a partida por 1 a 0.

Em seu desabafo, publicado nas redes sociais, o jovem atacante começou com as seguintes palavras: “não é a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira”. De fato, não era. Ao todo, desde que colocou os pés na Espanha, Vinicius Junior se viu no centro da fúria dos racistas ao menos 10 vezes. Ele mal podia adivinhar que o que parecia ser um sonho, aos poucos, viraria um pesadelo. Nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Vini Junior conseguiu transformar em realidade um dos maiores sonhos dos jovens espalhados pelo Brasil: se tornar um jogador profissional de futebol. Mais ainda. Conseguiu dar um passo além e ser contratado pelo – que é para muitos – o maior clube de futebol do mundo, o Real Madrid. Com a sua velocidade, a sua ginga e com os seus improvisos, não demorou muito para que o garoto de São Gonçalo conquistasse o carinho da torcida madrilenha e passasse a despontar como um dos principais jogadores de sua equipe.

Fonte : https://ludopedio.org.br/arquibancada/caso-vinicius-junior-o-sonho-que-virou-pesadelo/



Fonte : https://www.estadao.com.br/esportes/futebol/vini-jr-racismo-real-madrid-valencia-campeonato-espanhol-npres/


O Racismo não vem acontecendo somente no futebol, mas sim nas escolas também, muitos casos de racismo já aconteceram ou acontece em todas as escolas do mundo, seja ela particular ou publica, é uma tristeza em ver que em meio tudo o que esta acontecendo com o mundo todo e com toda a referencia histórica que  que o racismo já provocou na historia da humanidade e ainda sim depois de tudo isso ainda ocorre com frequência esses crimes contra a raça.



Fonte : https://www.metropoles.com/brasil/video-vitima-de-racismo-crianca-pede-que-pais-ensinem-os-filhos-sobre-respeito


 Guilherme de Souza Mateus, de 12 anos, sofreu injuria racial ao ser chamado de macaco por um colega de sala. O caso aconteceu em uma escola municipal de Campo Grande, no inicio de março, e acabou viralizando depois do adolescente fazer um desabafo nas redes sociais 

Guilherme contou ao g1 que decidiu postar o vídeo para que outras crianças não passe por isso e também para dar um recado aos pais sobre a importância de não discriminar outras pessoas.

"Fiquei uns dois dias sem ir para escola e depois segui em frente. Resolvi voltar porque não era certo eu baixa a cabeça para aquilo", afirmou o adolescente.

Assim que soube do ocorrido, a professora teria chamado a atenção do aluno dizendo que não aceitava aquilo na escola dela e que não era para ninguém fazer isso. "Ela disse que tinha que respeitar uns aos outros e ter mais respeito com os colegas”, informou Guilherme.

Depois de postar o vídeo, a família do jovem ficou surpresa com a repercussão e o sentimento foi de orgulho pela forma como o menino lidou com a situação.

 "Querendo ou não, o Guilherme é um menino preto. Então ele vai ter que passar por isso o resto da vida, porque a nossa sociedade é muito preconceituosa e as nossas leis são muito brandas para isso. Então a gente explica pra ele que ele não pode baixar a cabeça, ele não pode deixar de ir na escola porque uma pessoa ofendeu ele", afirmou o tio, Eduardo Silveira Pereira.


Fonte :https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2023/03/18/adolescente-de-12-anos-viraliza-ao-relatar-racismo-em-escola-de-ms-me-ofendeu-dizendo-que-eu-era-macaco-e-se-eu-queria-uma-banana.ghtml

 


autor : Ian Jorge Silva Nery 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão e seus limites na sociedade atual

 Liberdade de expressão é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou...