Em uma sociedade como as de hoje em dia um importante e preocupante tema ainda é discutido: Depressão na adolescência. A adolescência é uma fase de transição marcada por mudanças sejam elas físicas, emocionais ou sociais, muitos adolescentes nessa fase desenvolvem depressão por pressão psicológica, redes sociais e etc. No entanto a depressão causa diversos efeitos como falta de apetite, baixa auto-estima, alterações no sono entre outros. e é importante que a pessoa não chegue ao estado de depressão profunda pois esse é o pior e mais difícil de sair, por isso é importante acompanhamento com uma rede de apoio.
fonte: https://youtu.be/09bRHdQvOcg "A depressão é um transtorno comum em todo o mundo: estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano - sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos." fonte: https://www.paho.org/pt/topicos/depressao A pesquisa revela um cenário preocupante e que em minha opinião merece mais atenção pois ainda é muito presente tanto nos jovens quanto na sociedade, existem pessoas com depressão que não tem como pagarem por um psicólogo, porém na minha opinião os órgãos públicos deveriam disponibilizar psicólogos. por exemplo o shopping boulevard agora está disponibilizando psicólogos desde o horário de abertura até o de abertura até o de fechamento:
fonte :https://cmb.pa.gov.br/vereadores-debatem-solucoes-para-prevenir-tragedias-como-as-do-shopping-boulevard/ A luta contra a depressão é importante e deveria ter mais atitudes sobre isso por parte dos órgãos públicos para garantir que até as pessoas que não tem condições tenham acesso a uma rede de apoio, para assim termos um futuro cada vez mais promissor e com menos suicídios. Autora : Gabryela silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário