sábado, 3 de junho de 2023

Racismo e a violência policial contra as pessoas negras.

Atenção: não abra o vídeo há restrição de idade!

O racismo e a violência policial contra pessoas negras são problemas persistentes na sociedade brasileira. Infelizmente, a discriminação racial é um tema bastante presente em nossa cultura e isso se reflete  no tratamento dado ás pessoas negras pelas autoridades. 

Milhares de pessoas estão constantemente em risco de sofrerem violência policial simplesmente por causa da cor da sua pele. O número de negros e negras mortos por agentes de segurança é alarmante, e a grande maioria desses casos não recebe a atenção merecida da imprensa e do Estado.

O racismo estrutural que existe na sociedade brasileira é um dos principais fatores que contribuem para a violência policial contra pessoas negras. A imagem de ''supostos criminosos'' é constantemente associada aos negros e negras, levando a um tratamento injusto e desigual por parte da polícia. 

Caso Tyre Nichols

''Nichols, que tinha 29 anos, era pai, gostava de andar de skate e estudava fotografia, tentou conversar com os policiais enquanto eles davam ordens aos gritos e o ameaçavam com violência.

''parem eu não estou fazendo nada'', afirmou antes de conseguir sair correndo.

Quando os policiais o pegaram, foi espancado, apanhou com um bastão e levou chutes quando já estava no chão. A menos de cem metros de casa, ele tentou chamar sua mãe várias vezes. 

No vídeo, os policiais disseram que Nichols tinha passado no sinal vermelho de forma perigosa e outro afirmou que o homem tentara pegar a sua arma. 

fonte: youtube

A morte de Tyre Nichol após ser agredido por policiais em Memphis, nos Estados Unidos, não é somente um caso isolado de violência policial contra negros no país. Nos últimos anos, diversas outras ocorrências do tipo foram registradas, inclusive com mortes. Relembre o caso a seguir.

Caso: George Floyd; Um dos casos de maior repercussão, a morte de Floyd aconteceu em maio de 2020 e levou milhões ás ruas nos EUA e no mundo, inclusive no Brasil. A frase ''I can´t breath (eu não consigo respirar)'' virou lema dos protestos contra a violência policial.

O homem negro foi morto na cidade de Mineápolis, em 25 de maio de 2020.

Floyd teve o pescoço pressionado pelo joelho do policial Derek Chauvin por quase 10 minutos.

A polícia disse que foi chamada ao porque Floyd teria tentado pagar uma conta com uma nota falsa de USS20.

A abordagem policial foi gravada, e as imagens mostram que Floyd não resistiu aos policiais

Quatro policiais envolvidos na morte foram presos. sendo que Derek Chauvin foi condenado a mais de 20 anos de prisão.

             https://www.pragmatismopolitico.com.br/wp-content/uploads/2020/05/George-Floyd.jpg

fonte:https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/28/caso-tyre-nichols-relembre-outras-vitimas-de-violencia-policial-contra-negros-nos-eua.ghtm

Infelizmente, o racismo é uma realidade presente em nossa sociedade e se manifesta de diversas formas, incluindo na violência policial contra as pessoas negras. Essa violência não apenas fere e mata injustamente indivíduos, mas também perpetua um sistema de opressão e desigualdade. É fundamental que a sociedade como um todo se mobilize para combater o racismo e exigir mudanças nas estruturas policiais, visando a justiça e a igualdade para todas as pessoas, independentemente de sua raça ou etnia.


Autora: Agenys Mônicky




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão e seus limites na sociedade atual

 Liberdade de expressão é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou...