Quando o assunto é "vício", é logo relacionado à drogas ou bebidas alcólicas, por exemplo. Mas você sabia que o vício também pode ser pela internet?
O vício na internet, ou trantorno de dependência da internet, é algo que vem crescendo cada vez mais no mundo relacionado aos jovens, e é caracterizado pelo descontrole deles no meio digital, onde eles não possuem a capacidade de se afastarem desses aparatos tecnológicos. E , por conta dessa submissão, podem acabar ocasionando outros problemas em sua vida.
Pelo fato de ficarem por um tempo muito prolongado nos aparelhos tecnológicos, afastam-se, isolando-se, podendo causar a depressão, um trantorno psicológico que pode estar presente no vício, sendo uma das causas. Já que essa dependência também é ligada a problemas psicológicos em que os jovens se sentem " presos " aos aparelhos.
Com a pandemia, a qual causou o afastamento da população, foi uma forte influência para ocorrer o acréscimo deste problema na sociedade. Pois, a população começou a depender mais da internet, fazendo assim, para que esses casos aumentem, prosseguindo até atualmente.
Sendo casos atuais em que pode-se perceber esses comportamentos vindos da pandemia, são os alunos , que após retornarem às aulas vieram com o costume de ficarem todo tempo em seus celulares .
Portanto, existe formas para que reconheçam os comportamentos de quem possui essa dependência, assim como o que pode causar e os problemas em que pode-se ter na saúde física e mental por conta disso, alterando as maneiras de como se comporta em seu cotidiano.
Sendo assim, o psiquiatra , Douglas Motta, comenta em um vídeo sobre esses sinais e os prejuízos , os quais ocorrem por meio desse trantorno.
.
Vídeo do youTube
https://www.youtube.com/watch?v=Fl3ELBP0mNk&t=2s
" A dependência digital tem preocupado cada vez mais os psicólogos e psiquiatras. As pesquisas mostram que o ambiente virtual é capaz de estimular as áreas de recompensa ( satisfação ) no cérebro de forma semelhante ao álcool e outras drogas . A abstinência de internet provoca sintomas iguais aos da privação de drogas: ansiedade, irritação, desatenção, tremores, sudorese intensa, taquicardíaca, dores de cabeça. "
Logo, também é notável a incapacidade de socialização do indivíduo que contém este problema, devido a estarem acostumados a "conversarem" por telas com seus "amigos" virtuais, assim , afastando-se de pessoas em sua volta, sendo esse mais um dos problemas que são causados por esse descontrole dos jovens na tecnologia.
“A tecnologia é sedutora quando o que oferece atende às nossas vulnerabilidades humanas. E, ao que parece, somos muito vulneráveis, de fato. Estamos sozinhos, mas tememos a intimidade. Conexões digitais e o robô sociável podem oferecer a ilusão de companheirismo sem as demandas de amizade. Nossa vida em rede permite que nos escondamos uns dos outros, mesmo quando estamos amarrados um ao outro. Preferimos enviar mensagens de texto do que conversar.” — Sherry Turkle "
Nenhum comentário:
Postar um comentário