sábado, 3 de junho de 2023

CYBERBULLYING : IMPACTOS QUE O ASSÉDIO VIRTUAL PODE CAUSAR


CYBERBULLYING: IMPACTOS QUE O ASSÉDIO VIRTUAL PODE CAUSAR 



Um novo tipo de agressão que ficou frequente nos dias atuais foi o "Cyberbullying" , que cresceu muito nos dias atuas devido a evolução tecnológica. Pós pandemia, esse problema ficou ainda mais frenquente, por conta do isolamento social. Se o bullying já era um grande problema, o "Cyberbullying" acaba sendo sua continuação, mas pelo meio virtual.

              fonte: https://th.bing.com/th/id/R.d28fe11f80bc307c7084db26731cd28e?rik=Obj%2fPlqABcSDAg&pid=ImgRaw&r=0                                                                                                       

Mas o que é o "Cyberbullying" ? 

"A palavra cyberbullying consiste na junção de duas palavras da língua inglesa, bullying e cyber. Cyber é uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é formada a partir da palavra inglesa bully, que significa valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em um verbo."
"O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens."



                 fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/projeto-de-ilustracao-de-cyber-bullying_23-2148600810.jpg



Consequências da prática do "Cyberbullying" :

"Assim como ocorre com o bullying praticado fora do ambiente virtual, o cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. 
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio."


fonte: Cyberbullying: o que é, consequências, dados no Brasil - Brasil Escola (uol.com.br) 



               fonte: https://cafecompoemas.com/wp-content/uploads/2019/09/cyberbullying.jpg 


Como podemos evitá-lo ?

1) Estímulo à atividades de integração

A escola é um dos principais círculos sociais das crianças, por isso, é importante que elas se sintam seguras e confortáveis com a presença de todos os colegas nos ambientes em que elas frequentam.

A prática de atividades como esportes (futebol, vôlei, basquete), trabalhos manuais (crochê, pintura, reciclagem) e aulas extra-classe (música, teatro, reforço escolar), além promover o desenvolvimento saudável dos pequenos, ajuda na integração e colaboração entre os alunos.

3) Criação de eventos de conscientização

Muitas escolas já realizam eventos, que duram dias e até a semana inteira, em prol da conscientização de temas como “inclusão”, “preservação do meio ambiente”, entre outros.

Desenvolver eventos como estes, que envolvam todo o corpo docente, a comunidade e a família são de extrema importância para a prevenção e o combate do cyberbullying.

Quando assuntos como este são falados e demonstrados na prática, fica mais fácil para que a família e os próprios estudantes identifiquem traços desses comportamentos, quando eles acontecerem.

4) Criação de um ambiente de fala seguro

Depois de trazer a discussão sobre bullying e cyberbullying à tona através de jogos, palestras e atividades, é importante que os estudantes se sintam seguros para falar sobre o assunto.

Para despertar a confiança e o conforto dos alunos, uma boa alternativa pode ser a criação de um espaço sobre o assunto, que pode ocorrer através de um comitê formado por alunos e professores, membros do corpo docente, etc, onde as vítimas possam relatar retaliações que venham sofrendo.



Assim como qualquer outra prática de agressão social, o "Cyberbullying" pode ser evitado, basta o comprometimento e o esforço da sociedade em combater esse problema social grave. É necessário a presença familiar nesses tipos de situações, para que esses eduquem as crianças a não praticar esses tipos de atos, e mostrem também a seus filhos como lidar e evitar essas situações.
Em segundo, vem o apoio escolar, que incentive atividades escolares que envolvam participações em grupos, para que as crianças aprendam a superar dificuldades em equipe, melhorando assim a convivência social. Veja logo abaixo um video sobre como evitar o "Cyberbullying":


              fonte: Youtube

Autor: Victor Gabriel Pureza de Castilho 
Turma: 1º Série 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão e seus limites na sociedade atual

 Liberdade de expressão é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou...