Desigualdade de gênero como uma problemática social, entenda.
A Desigualdade de Gênero é um assunto, muito abordado, e pauta de muitas discussões na atualidade. A mesma tem suas raízes históricas, já que a estrutura familiar e as relações sociais antigas colocavam o gênero masculino no lugar mais elevado da pirâmide social.
Além de ser uma "herança machista", também desrespeita um direito humano básico - "a igualdade entre os sexos foi considerada um dos pilares para a construção de uma sociedade livre, o que é crucial para acelerarmos o desenvolvimento sustentável. Empoderar mulheres e meninas tem um efeito multiplicador e colabora com o crescimento econômico e o progresso."
Fonte : https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/igualdade-de-genero/#:~:text=Al%C3%A9m%20de%20ser%20um%20direito,crescimento%20econ%C3%B4mico%20e%20o%20progresso
Um exemplo de onde pode ocorrer também a Desigualdade de Gênero é nos esportes. Como no futebol, que é dada mais visibilidade à categoria masculina, o que, frequentemente é abordado com críticas por internautas, mas ainda precisa ser debatido formalmente, e, posteriormente, medidas precisarão ser tomadas para intervir nessa problemática no âmbito social.
Fonte: https://images.app.goo.gl/E1qi7iJRLi6dgCYXAPara que possamos diminuir a Desigualdade de Gênero, algumas coisas precisam acontecer :
"Em primeiro lugar, é necessário aumentar o investimento no capital humano das mulheres. Os ganhos decorrentes do acesso igualitário das mulheres a alimentação, saúde e educação são especialmente grandes nas economias de mercados emergentes e em desenvolvimento. É o caso, por exemplo, das transferências de renda que ajudam as famílias a pagar bens essenciais em países onde a rede de proteção social é menos desenvolvida.
[...]
A segunda solução testada e aprovada é permitir às mulheres que trabalhem fora de casa ou criem o seu próprio negócio. A aplicação de reformas tributárias, dos gastos públicos, da infraestrutura financeira e regulamentos, assim como dos mercados de trabalho também pode revelar-se útil. Oferecer acesso a creches de qualidade e a um custo acessível libera mais mulheres para trabalhar, além de gerar emprego diretamente.
[...]
Por último, também é imprescindível aumentar a representação das mulheres em posições de liderança. Uma análise do FMI mostra que uma maior presença de mulheres nas instituições financeiras e na formulação de políticas financeiras está intrinsecamente ligada a um aumento da resiliência financeira. Além disso, nas empresas da fintech e do setor corporativo, foi estabelecida uma correlação entre o número superior de mulheres em cargos de liderança e o maior desempenho e rentabilidade registrados nos respectivos setores.
Fonte : https://www.imf.org/pt/News/Articles/2022/09/08/blog-md-how-to-close-gender-gaps-and-grow-economy
Fonte: https://images.app.goo.gl/HzzGrzcJBxreMrr7A
Nenhum comentário:
Postar um comentário