A pedofilia é um assunto extremamente perturbador e delicado de se lidar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, refere-se a uma atração sexual entre um indivíduo maior de 16 anos com uma criança na pré-puberdade.
Há uma diferença entre abusador e pedófilo, "nem todo abusador de criança é pedófilo. Abusadores de crianças podem ser definidos por seus atos, pedófilos são definidos por seus desejos. Um pedófilo que não procura ou recebe ajuda pode vir a se tornar um abusador e, logo, criminoso.", de acordo com o site G1.Globo.
Não se trata de um doença, mas sim de um distúrbio psíquico, e é considerado um crime no mundo inteiro. A exploração sexual das crianças é uma violação gravíssima dos direitos humanos e causa danos irreversíveis na vítima, físicos e mentais. A pedofilia é o abuso sexual infantil, que envolve qualquer tipo de atividade sexual forçada ou exploratória com crianças.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece pena de até 4 anos e multa para quem fotografar pornografia envolvendo criança e adolescente.
COMO OCORRE?
Segundo psicólogos especialistas em agressão infantil de Michigan, nos Estados Unidos, cerca de 80% dos casos de abuso sexual de crianças acontecem em casa ou com conhecidos, como: padrastos, tios e até mesmo pais.
A internet é o principal veículo de propagação de conteúdos sexuais infantis, principalmente na "dark web", que é uma parte da internet que não está presente nos mecanismos de busca comuns.
"A pedofilia é um problema mundial e, somente no Brasil, segundo dados, operam mais de 17 mil sites de pedofilia"-
Esse distúrbio também está presente no mundo dos famosos. O cantor Michael Jackson, mundialmente famoso, por exemplo, esteve presente em uma polêmica, na qual, em 1993, foi acusado de pedofilia pelo pai de Jordan Chandler, de 13 anos.
Em 2005, Gavin Arvizo, outro garoto, fez uma acusação parecida contra o cantor. Mas nada foi provado pelas autoridades.
Podemos citar também a ex-atriz mirim, da novela "Cumplices de um resgate", da emissora SBT.
Duda Wendling, de 15 anos, acusou a SBT de esconder casos de pedofilia nos bastidores. Segundo a atriz, dois profissionais responsáveis por acompanhar os atores mirins nas gravações da novela teriam perfil de abuso infantil. Entre eles, estava o preparador de elenco Beto Silveira, conhecido por trabalhar com Larissa Manoela. De acordo com a atriz, Silveira, um dos acusados, costumava abusar de crianças em sua academia de atores: "Várias pessoas começaram a denunciar e ele foi preso".
Duda afirmou que, em exercícios de preparação em que era necessário estar com os olhos fechados, Silveira teria aproveitado para tocar regiões íntimas de seus alunos.
Mesmo havendo uma quantidade enorme de casos registrados, nem todas ocorrências da pedofilia são registradas. Geralmente o pedófilo utiliza ameaças para evitar que haja a denúncia.
Por isso devemos promover campanhas, no intuito de aumentar o processo de difusão de informações e o diálogo público sobre a realidade da pedofilia e do abuso sexual.
É fundamental promover a conscientização e a educação sobre o assunto.
A pedofilia pode vim de onde menos esperamos, por isso é necessário os pais e responsáveis estarem atentos aos sinais de abuso e ensinar às crianças sobre seus direitos e limites saudáveis. É um dever da escola também ensinar a se prevenir e difundir informações.
Além disso, é papel do governo fornecer recursos adequados para as vítimas.
É importante fortalecer as leis, políticas e práticas que possam defender as crianças e adolescentes.
As denúncias de pedofilia podem ser feitas de maneira anônima, ou através do disque 100 ou 181.
Nenhum comentário:
Postar um comentário