sábado, 3 de junho de 2023

Cyberbullying: Impacto da mídia social na saúde mental

 As redes sociais resultou em diversas interações entre as pessoas ao redor do mundo. Esses meios são um dos principais espaços virtuais de informação, comunicação e entretenimento. Porém, uma prática ganhou fama nos aplicativos: Cyberbullying. ''Cyber'' vem de cibernénetico, ou seja, algo que está ligado a uma rede de comunicação, e ''bully'' significa ''valentão'', o ''ing'' indica a continuidade desse problema. Nesse contexto, é importante analisar não apeneas o que é, e como se propaga o bullying cibérnetico, como também as consequências desse ato.

Fonte:https://img.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-cyber-bullying_23-2148586896.jpg?w=2000

Primeiramente, o bullying é uma forma de agressão física ou psicológica contra um indivíduo em ambiente físico, entretanto essa prática também deslocou-se para o plano virtual. Ao contrário do bullying em ambiente escolar, que poder ter a possibilidade de fugir dessas ameaças, o Cyberbullying retira qualquer chance de escapar desses ataques, por estar inserido no espaço digital.
"O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens."
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cyberbullying.htm

Essa problemática é muito comum entre os adolescentes- que são a principal faixa etária que acessa as redes sociais atualmente - porém existe muitos adultos que praticam esse delito. 
Um dos principais motivos para a propagação desse crime é o agressor acreditar estar "escondido", normalmente o indivíduo que irá atacar, cria perfil falso, ou seja, não enfrentará a vítima frente a frente. Gerando uma sensação de "segurança" por parte do delinquente em relação a esse crime. Sim, a pratica de Cyberbullying é sujeito a  punição por meio do Programa de Combate à Intimidação Sistemática, criada em 2015 (Lei 13.185/2015), ela prevê que:
''Todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas''
Fonte:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm


Fonte:https://img.pebmed.com.br/wp-content/uploads/2022/06/14102842/cyberbullying.png

Caso o agressor seja de menor, os pais iram se responsabilizar por esse crime, podendo ser obrigado a pagar uma indenização para a família da vítima. 
Infelizmente, muitos hoje em dia  acham "normal" esse tipo de "hábito" contra as pessoas. Desse modo, acabam "normalizando" essa prática, causando consequências psicológicas muito grave no alvo desses ataques.
Logo, é importante ter em mente as ações consideradas crimes: Expor fotos ou montagens constrangedoras, divulgar fotos íntimas, a mais comum, criticar à aparência física de um indivíduo, propagar informações difamatórias, entre diversos outros. Sob esse olhar, é necessário entendermos a consequência dessa prática inaceitável. 

Assim como o bullying no espaço físico, o Cyberbullying também trás consequências sérias  na vida do atacado, o estágio inicial sem dúvidas é a tristeza e isolamento social, avançando para ansiedade, depressão e crise de pânico, por exemplo. Caso o sujeito alvo desse crime, não for tratado e monitorado pelos responsáveis, essa sequela trará traumas a ao indivíduo pelo resto de sua vida, impedindo a sua socialização com o mundo ao seu redor, agravando mais ainda esses problemas psicológicos, além da baixa autoestima,  pouca produtividade escolar, a busca pelas drogas ilícitas como uma forma da resolução de seus problemas, e acima de tudo, o suicídio   
''A ONU (Organização das Nações Unidas), em estudo realizado em 2018, relatou que o cyberbullying está entre as principais causas de abandono escolar.
Já a OMS alerta para os danos emocionais causados por essa prática, trazendo consequências para a socialização de crianças e Jovens.
A APA (Associação Americana de Psicologia) reportou que apenas 68% das crianças e jovens que sofrem cyberbullying buscam ajuda de adultos ou de autoridades. Os restantes, 32%, permanecem em silêncio, podendo sofrer ainda mais prejuízos emocionais.''
Fonte:https://www.significados.com.br/cyberbulliyng/


Fonte:https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2019/10/1-cyberbullying.jpg

Desse modo, é importante conscientizar a população sobre essa problemática, apresentando em escolas, principalmente, pois é um dos lugares que mais se propaga essa prática. Por meio de palestras e vídeos com essa temática. Além disso, educar desde sempre os menores, para que no futuro esse jovem não pratique e não seja alvo desses ataques. A negligência dos pais sobre esse tema é grande, pois muitos veem como uma ''frescura'', porém não tem noção da tamanha proporção que os ataques afetam na vida dos jovens. 

Casos de Cyberbullying:
 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=wf6n1cKPSTo




Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=izR3A47SCko



Autor: Sidyan Sadiyah 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão e seus limites na sociedade atual

 Liberdade de expressão é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou...