Com
grandes sucessos, o canal de televisão norte-americano Nickelodeon
pertencente à Paramount Media Networks fez parte da infância de muitas
pessoas. A empresa produziu desenhos como Bob Esponja, Os Padrinhos Mágicos e As Tartarugas Ninjas.
A Nickelodeon não produzia apenas animações, mas também séries que geralmente atingiam um público enorme. Os programas eram marcados pelas risadas de fundo e humor ácido.
Por
trás de todos os sucessos, estava o produtor Dan Schneider, que por
vista era uma pessoa simpática e agradável, mas que por dentro era um
lobo sedento por dinheiro e fama.
Dan era aluno da Universidade de Harvard na cidade de Cambridge nos Estados Unidos. Para seguir seu sonho, o roteirista abandonou seus estudos e seguiu carreira como ator. Ele contracenou em diversos filmes na tão aclamada Hollywood.
As pessoas o descreviam como um homem reservado. Mas afinal, qual era o motivo de uma pessoa com toda essa fama ser tão fechada? Conheça Dan Schneider.
O início do trabalho de Dan na Nick já levantava algumas questões polêmicas, como por exemplo, o elenco da série Angelique foi levado para um acampamento durante duas semanas acompanhados pelo treinador de fala Brian Peck e pelo próprio Dan.
Tempos depois, Brian chegou a ser preso após receber onze acusações por abuso de menores.
Outro fato chocante, era que as atrizes tinham que ir para festas na piscina de Dan para se provarem "dignas" de receber o papel de protagonista nos seriados.
No Twitter, o produtor divulgou uma campanha para promover seu novo programa de uma forma diferente: as pessoas tinham que postar uma foto de seus pés desenhados com a hashtag #SamECat.
O fato apenas aumentou ainda mais os boatos de que Dan tinha Podolatria (fetiche pelos pés).
Chegando ao Icarly, o seriado de maior sucesso da Nickelodeon. No seriado eram feitas piadas sobre os pés do elenco, especialmente das meninas.
A atriz no vídeo em questão é Jennette McCurdy, a atriz que faz personagem Sam. Em uma entrevista Jennette contou, sem citar nomes que trabalhou com um produtor extremamente abusivo. A jovem atriz caiu cedo no vício em bebidas alcoólicas, que resultou em brigas com a equipe do seriado seguinte Sam e Cat.
Jennette acabou não seguindo com a carreira de atriz, e hoje em dia se tem poucas informações sobre o trabalho da antiga artista. Quem continuou com sua carreira foi a jovem na época Ariana Grande, descoberta por Dan. Desde cedo cedo, Ariana era vista como uma menina de ouro aos olhos dos produtores, isso a colocou para fazer cenas desnecessárias, sensualizando o seu corpo com apenas 16 anos.
Em um vídeo, Dan filma Ariana e sua amiga e parceira de trabalho Elizabeth Gillies, é possível perceber que as duas atrizes se sentem desconfortáveis com a situação, tanto que Elizabeth ajusta a saia de Ariana um pouco mais para baixo.
O
mais bizarro é que por vir do topo da hierarquia, Dan ficou impune por
anos. Depois de muito tempo com a hashtag #DanSchneiderIsOver que tomou
grande repercussão no Twitter, que só no ano de 2018 Dan foi afastado de
suas atividades na Nickelodeon.
No Brasil, um caso que ficou super conhecido foi o do ator José Dumont. O ator estava armazenando conteúdo pornográfico de crianças e adolescentes.
Segundo o julgamento do Tribunal de Justiça, a prisão do ator foi descartada. De acordo com as normas do do Código de Processo Penal, a prisão preventiva não é aplicável nessa circunstância específica. No entanto, o ator deverá cumprir medidas cautelares, como a monitoração eletrônica
A legislação brasileira criminaliza a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Disque 100 é um canal de comunicação para relatar casos de violência contra crianças e adolescentes. Vale ressaltar que em um país onde a educação sexual nas escolas e em outros ambientes não é praticada, o abuso sexual de menores fica cada vez mais difícil de ser combatido.
É fundamental que casos de pedofilia sejam denunciados às autoridades competentes para que as medidas necessárias sejam tomadas e as vítimas possam receber apoio e proteção.
Autor (a): Gustavo Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário